2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | Índice | Sites | Contacto          RSS Feed Facebook Twitter

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Teve lugar no passado dia 18 de Julho mais uma edição do Festival Aéreo Internacional de Vigo (FAV2010), evento que tem vindo a ganhar gradualmente peso na Peninsula Ibérica. Tendo como palco para as apresentações aéreas a Ria de Vigo, a plateia espraia-se em anfiteatro pela Praia do Samil para assistir a um festival muito participado de público, encontrando-se assistência oriunda não apenas da Galiza e do norte de Portugal como também do restante território ibérico.
Mais do que o dia das exibições, durante toda a semana de 12 a 18, realizaram-se um conjunto de actividades, integradas na terceira edição da Semana Cultural Aeronáutica, que antecederam o festival com exposições, conferências, jornadas de simulação, sessões de autógrafos e acções de cariz social.
Os Rotores de Portugal, Patrulha Acrobática da Força Aérea...

... que apresenta, na actual temporada, uma formação de dois Alouette III com um perfil de demonstração de 14 manobras, viram a sua actuação aplaudida de pé por todos quantos estiveram presentes na praia do Samil. Esta foi a sua sexta exibição da temporada, sendo as anteriores no Estoril Air Show, que marcou a estreia da Patrulha em 2010, e no Arquipélago da Madeira, onde a FAP centrou este ano as Comemorações do seu 58º Aniversário.
A outra presença Portuguesa no evento foi a Patrulha Smoke Wings. Se bem que apenas com um aparelho, foi também ela uma presença de muita garra, fazendo juz às capacidades de voo e manoberabilidade do Yakovlev Yak-52, pilotado pelo Comandante Jorge Fachadas.
O festival contou com a participação de vários aparelhos (por ordem de actuação): um dirigível GEFA-Flug AS-105GD, um hidroavião Colyear S100, um Evektor Aerotechnik EV-97 Eurostar, um Kit Fox, dois autogiros, um Pietempol Aircamper, um Pipistel Virus, um Pitts S-1D Special, dois Yak-52 da Patrulha Milano 52, um AS-332B Super Puma da Ala 803 da F.A. Espanhola (demonstração SAR), uma demonstração SAR com um CN-235-300 da SASEMAR e um Sikorsky S-76C do Servicio de Guardacostas de la Xunta de Galícia, uma demonstração de paraquedismo de precisão a cargo da Xtreme Flight, a Patrulha Rotores de Portugal, a Patrulha Smoke Wings com um Yak-52, a demonstração de um veterano Mirage F.1M da Ala 14 da F.A. Espanhola, passagens de um C-21A Learjet da USAF, a Patroille Reva, um Canadair CL-415 da Ala 43 da F.A. Espanhola, a Patrulla ASPA, as passagens de um Boeing B-52H da USAF, a demonstração de voo acrobático da piloto Norte-Americana Melissa Pemberton, a demonstração do Ramón Alonso em Sukhoi Su26, a Pionner Team, a Patrulha Breitling e a Patrulla Águila, que fechou com chave de ouro este festival.

Galeria Fotográfica Press Kit Rotores de Portugal

0 comentários:

Enviar um comentário

Ajude-nos a melhorar este trabalho. Participe!