2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | Índice | Sites | Contacto          RSS Feed Facebook Twitter

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Depois do sucesso alcançado pelas edições anteriores do Spotter’s Day, realizou-se no passado dia 23 de Setembro a primeira edição do Spotter’s Night da Base Aérea 6 no Montijo. Promovido uma vez mais pela Esquadra 751 e contando com a colaboração e participação das restantes Esquadras de Voo desta Base, a grande novidade prendeu-se com o desenrolar do evento durante o final da tarde / principio da noite tornando-se, desta forma, um evento inédito até aos dias de hoje.
O Walkarounds contou, desta feita, com a colaboração do “spotter” Álvaro Gonçalves, autor e responsável do Blog “F-16 Portugal”, para nos reportar esta actividade em primeira mão e partilhar a sua experiência com os restantes aficionados. Apontamento devidamente acompanhado de fotos de sua autoria às quais se junta um conjunto de imagens extra que nos foi amavelmente cedido por Renato Gomes constituindo assim uma nova Galeria Fotográfica...

Tratando-se este evento de um Spotter Night, ou seja, todo o programa decorria durante a noite, a expectativa era elevada entre a comunidade de spotters que acorreu em massa (cerca de 90 inscritos) quer pela novidade quer pela qualidade que estes eventos têm vindo a proporcionar.
Os participantes sentiram todo o trabalho efectuado pela organização no sentido de proporcionar ao ínfimo pormenor a obtenção de boas fotografias.

Programa:
17h30 – Chegada dos Spotters à Base e encaminhamento para a Esquadra 751;
18h30 – Recepção / Briefing das actividades;
19h00 – Jantar;
20h00 – Deslocação para o local de spotting;
22h00 – Concentração dos spotters na área protegida e saída das aeronaves, com os motores em marcha;
22h45 – Encerramento.

A recepção e o briefing decorreram no edifício da Esquadra 751, como é hábito e, à entrada, aquela placa a que ninguém fica indiferente na que, em cada visita, se constata o maior número de vidas salvas. Presentemente estão contabilizadas 2463 vidas salvas.
Enquanto não começava o briefing os participantes iam confraternizando no bar e fazendo as normais compras de patchs, t-shirts e outros artigos, apresentando as Esquadras um forte merchandising.
No briefing foi apresentado mais detalhadamente o programa e os lembretes normais de segurança, sobretudo a partir do momento em que as aeronaves colocassem os motores em marcha. No fim, foi entregue o prémio da 2ª edição do concurso de fotografia a André Cássio ao que se seguiu o lançamento da 3ª edição, seguramente com os olhos postos nas fotos resultantes desta iniciativa.
Depois do jantar, que teve lugar no Clube de Oficias, fomos transportados para a placa. Tinha chegado o momento!
Cada Esquadra desta unidade estava representada com uma das suas aeronaves, excepto a Esquadra 504 – Linces, que tem os seus 3 Falcon 50 destacados de forma permanente no AT1. A EHM mais uma vez se associou ao evento, tornando o programa ainda mais rico.
Para além da realização de fotografias às aeronaves a partir do exterior foi também possível fazer no interior, cockpit incluído, e a partir da Torre de Controlo, com uma vista muito privilegiada para a placa.
O tempo voou e rapidamente chegou a hora de colocar os motores das aeronaves em marcha para se dirigirem até aos locais normais de parqueamento.
Regressámos ao edifício da 751 onde nos aguardava um caldo verde quentinho e uns salgadinhos.
Em resumo, foi uma grande noite, onde conseguimos fazer fotos diferentes do habitual e nem a chuva conseguiu estragar a noite.
Resta agradecer a todos aqueles que tornaram este evento possível, em especial à Esquadra 751 e ao tenente PilAv João “Tex” Teixeira.
Até à próxima…

Galeria Fotográfica

1 comentário:

  1. Bela peça de reportagem, e então as fotos ... dessas nem falo!
    ESPECTÁCULO!

    Rui Ferreira

    ResponderEliminar

Ajude-nos a melhorar este trabalho. Participe!