2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | Índice | Sites | Contacto          RSS Feed Facebook Twitter

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Decorreu no passado dia 10 de Setembro de 2011, e integrando o programa da exposição de modelismo de Espinho, ESPIMODEL 2011, o lançamento do livro “T-6 Lusitanos”. Esta publicação, edição do Núcleo de Modelismo de Espinho, e da autoria de Filipe Araújo, José Ferreira, e Rui Domingues, tem como objectivo a elaboração de um trabalho de apoio para os modelistas, compreendendo todas as versões e esquemas de pintura conhecidas dos T-6 e Harvard que integraram os diferentes ramos da aviação militar nacional, nomeadamente a Arma de Aeronáutica do Exército, a Aviação Naval da Marinha e a Força Aérea Portuguesa.
O livro, escrito em Português e Inglês, é composto de 124 páginas de formato A4, impresso em papel couché, que inclui um pequeno resumo histórico, mas o seu principal conteúdo, são os perto de 30 perfis, desenhados por José Ferreira, e as mais de 160 fotografias a cores e a preto e branco, e inclui ainda uma listagem das 257 aeronaves. Para este trabalho contribuiram diversos modelistas e outros entusiastas da aviação militar, com destaque para algumas colecções de fotografias, algumas das quais inéditas e de muito boa qualidade. Longe de se pretender ser uma obra derradeira sobre o tema, constitui-se numa composição brilhantemente conseguida, de modelistas para modelistas, mas não só, pois de facto é uma publicação muito interessante para todos os que se confessam entusiastas da aviação militar portuguesa e que há muito reclamam a elaboração de mais trabalhos, organizando a muita da informação dispersa em diversas publicações e no ciberespaço.
Na cerimónia de lançamento do livro foram feitas diversas alocuções, nomeadamente do Presidente do NME, o Sr. José Duarte, dos autores, e puderam ainda contar com um improviso a cargo de um ex-piloto de T-6, o Sr. Com. Manuel Ribeiro Silva, que ali contou na primeira pessoa algumas histórias daquele avião, que foi uma referência para muitas gerações de pilotos, quer na instrução de pilotagem, quer em combate, na Guerra Colonial.

Para adquirir este livro, os pedidos podem ser efectuados directamente para os autores, através do endereço t6.lusitanos@gmail.com, sendo o seu custo EUR 19,00 aos quais acrescem os portes.
O livro pode também ser adquirido em algumas casas de modelismo, como a Marsigor (Maia), a Big Cat (Maceda), a Troféu (Espinho), Quitecnica (Lisboa), Casa Antunes (Lisboa), estando prevista a sua venda em outros locais, a anunciar.

A ESPIMODEL2011 é organizada pelo Núcleo de Modelismo de Espinho, associação de modelismo fundada em 2001, ano em que teve lugar a primeira edição. Afirmando-se como mais uma referência no meio do modelismo estático nacional, é desde a sua primeira edição uma referência na região Norte, e continuará a ser, fruto do empenho da organização e das participações registadas. O Núcleo de Modelismo de Espinho pode ser encontrado em http://www.nme-modelismo.com.

Aproveitamos para recordar todos os leitores interessados na história dos T-6 na Aviação Militar Nacional que poderão encontrar uma monografia dedicada no site Walkarounds. contendo, para além de uma breve resenha histórica, um vasto conjunto de perfis do diversos esquemas de pintura adoptados ao longo dos anos e outras informações de grande interesse..

"T-6 Lusitanos" - Preview

1 comentário:

Ajude-nos a melhorar este trabalho. Participe!