2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | Índice | Sites | Contacto          RSS Feed Facebook Twitter

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A frota Lockheed C-130H/H-30 "Hercules" ao serviço da Força Aérea Portuguesa, operada pela Esquadra de Transporte 501 "Bisontes" atingiu, no passado mês de Dezembro de 2011, a marca das 70.000 Horas de Voo. Uma média de mais de 11.600 HV por cada um dos seis aparelhos. Uma marca de grande significado se atendermos ao historial de mais de três décadas de serviços prestados, quer em Portugal, quer em vários teatros de operação no exterior, sempre "Onde necessário, quando necessário".
De forma inquestionável, o símbolo de força e dureza, durabilidade e fiabilidade e de desempenho multifacetado de missões pertence ao C-130 "Hercules". Muito justamente o seu fabricante afirma que não existe missão de transporte aéreo que não esteja ao alcance das capacidades do C-130.
A Força Aérea Portuguesa, pela actuação da Esquadra 501, tem sem dúvida contribuído para que estas aeronaves continuem a manter e a merecer este estatuto. Algo só possível devido à dedicação de todos quantos compõem, ou já fizeram parte desta Esquadra, para voar e fazer voar uma frota continuamente solicitada e colocada à prova sob a mais diversas e difíceis condições de operação. De facto, foi com grande entusiasmo que a responsável da Lockheed Martin pelo programa de assistência global à frota de C-130, Linda L. Allen, percorreu as várias páginas do livro que assinala 30 Anos da Esquadra, constatando através das fotos que o ilustram, as múltiplas aplicações em que os C-130 portugueses têm vindo a ser empregues. Para aquela responsável esta multiplicidade de missões, em tão variados pontos do globo, da responsabilidade de apenas um operador com uma frota simultaneamente reduzida em número e com considerável longevidade é, sem dúvida, motivo de admiração e de orgulho. Sentimentos estes que transparecem na carta de agradecimento dirigida ao então Cmte da Esquadra, TCor. Azevedo Santos, pela oferta à LM de um exemplar desta obra, por ocasião do 30º Aniversário dos "Bisontes".
Há muito aguardada, a Força Aérea Portuguesa prepara-se para a extensão da vida operacional das células C-130 através da execução de um programa de modernização dos aparelhos que compõem a frota com a dotação de equipamentos que, adicionalmente, permitirão uma maior e mais eficaz operação destas aeronaves. Assim esperamos e assim desejamos poder continuar a ver os C-130 da Esquadra 501 a cruzar os céus e a levar o nome de Portugal e da Força Aérea Portuguesa aos "quatro cantos do Mundo".

Carta de agradecimento da LM

0 comentários:

Enviar um comentário

Ajude-nos a melhorar este trabalho. Participe!