2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | Índice | Sites | Contacto          RSS Feed Facebook Twitter

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Realizou-se no fim de semana de 29 e 30 de Setembro, a XII Exposição / VIII Concurso “Modelismo em Maceda 2012”, integrada no Dia de Base Aberta do Aeródromo de Manobra nº1 (AM1), em Maceda, Ovar, integrado nas Comemorações do 60º Aniversário da Força Aérea Portuguesa. Para além da exposição/concurso de modelismo, e do acesso ao Pólo do Museu do Ar, decorreu um Dia de Base Aberta, onde tiveram lugar um conjunto de atividades e exposições que pretendem também promover uma abertura da Unidade à sociedade civil, como e sobretudo, a divulgação da missão e do papel da Força Aérea Portuguesa que, não nos cansamos de repetir, comemora o seu 60º Aniversário!
À semelhança de edições anteriores, a “Modelismo em Maceda 2012” voltou ao espaço do hangar Norte do AM1, onde foi possível apreciar um conjunto sempre notável de trabalhos de modelistas nacionais e estrangeiros, de todas as temáticas do modelismo estático, com especial incidência na temática da aviação militar. A “Modelismo em Maceda 2012”, contou com um "workshop monta-e-leva", direcionado às camadas mais jovens, em que os participantes tiveram oportunidade de montar e levar consigo para casa um kit um avião T-6.
Os 65 modelistas inscritos participaram com mais de 500 peças expostas, muitas das quais a concurso, nas suas diversas categorias. Este ano, para além dos diversos prémios extra-concurso, como o caso do Prémio FAP e o Prémio AM1, o Walkarounds também se associou ao evento, conferindo diversas menções honrosas a modelistas que apresentaram modelos e dioramas na temática da aviação militar portuguesa.
A exposição estática de aeronaves, para além das aeronaves do Pólo de Ovar do Museu do Ar, no interior e no exterior do hangar, incluiu algumas aeronaves no ativo, nomeadamente um Chipmunk da Academia da Força Aérea, um TB-30 Epsilon da Esquadra 101 “Roncos”, um Alphajet da Esquadra 103 “Caracóis”, um F-16 Fighting Falcon das Esquadras 201 “Falcões” e Esquadra 301 “Jaguares” e ainda, vindo de Sintra, um Dornier Do27, que efetuou diversos voos de demonstração, aos comandos do Sr. Cor. Antero Coutinho, Director do Museu do Ar.
Presente também o SE.3160 Alouette III da Esquadra 552 “Zangões” que presta serviço permanente nesta unidade, em destacamento, para missões de busca e salvamento. Das actividades de ambos os dias, destacam-se ainda, as demonstrações da cães militares do Centro de Treino Cinotécnico da Força Aérea, demonstrações do Serviço de Assistência e Socorros (bombeiros), e batismos em viatura blindada “Condor”.

(As Menções Honrosas Walkarounds no nosso Facebook)

Galeria Fotográfica

2 comentários:

Ajude-nos a melhorar este trabalho. Participe!