2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | Índice | Sites | Contacto          RSS Feed Facebook Twitter

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

O programa oficial das Comemorações do 61º Aniversário da Força Aérea Portuguesa fechou com o Dia de Base Aberta do Aeródromo de Manobra 1 (AM1), em Maceda, Ovar.
Apesar da chuva que se fez sentir nos dois dias de Base Aberta, 28 e 29 de Setembro, especialmente durante a tarde de Domingo, foram muitos os que se quiseram associar a este aniversário visitando o Aeródromo e desfrutando das diversas actividades e exposições patentes ao público. Destas destaca-se a realização da XIII Exposição / IX Concurso “Modelismo em Maceda 2013”, único evento regular do género a ter lugar dentro de uma Unidade da Força Aérea Portuguesa,que reuniu, no espaço do hangar Norte do AM1, um conjunto de trabalhos de modelistas nacionais e estrangeiros, de todas as temáticas do modelismo estático e, em especial, da sempre muito participada temática da aviação militar. À semelhança da edição do ano passado, o Walkarounds voltou a associar-se a este evento atribuindo, uma vez mais, um conjunto de Menções Honrosas a trabalhos que se destacaram na temática da Aviação Militar Nacional.
Com figurino e programa já habituais em eventos deste género, a edição deste ano do Dia de Base Aberta do AM1 teve, como ponto alto, a presença de duas aeronaves Alphajet, operadas pela Esquadra 103 – Caracóis, aí deslocadas em missão de treino e instrução de Pilotos a frequentar a Fase Avançada em Aviões a Reacção (FAAR) 1/2013. Por sinal as duas aeronaves que apresentam esquemas/marcas de pintura especiais (Alphajet nº.15211 “Caracol” e nº. 15236 com a pintura alusiva às 50.000 HV da frota). O público presente teve, desta forma, oportunidade de observar, bem de perto, a evolução destas aeronaves na placa e também as diversas passagens a baixa altitude que ambas efectuaram sobre o Aeródromo, apenas ofuscadas pelas más condições climatéricas e de visibilidade. Patentes ao público estavam também as aeronaves do Pólo de Ovar do Museu do Ar, um TB-30 Epsilon da Esquadra 101 – Roncos e o Alouette III nº.19376 que ostenta a pintura comemorativa dos 50 Anos de serviço destas aeronaves na FAP, que este ano se assinalam, em destacamento SAR da Esquadra 552 – Zangões. Diversos veículos da Secção de Assistência e Socorro do AM1 compunham, junto com alguns stands a exposição de meios existentes no Aeródromo. O conjunto de actividades englobou ainda demonstrações de cães militares do Centro de Treino Cinotécnico da Força Aérea, demonstrações da Secção de Assistência e Socorros, batismos em viatura blindada “Condor” e um voo de demonstração de Dornier Do27 do Museu do Ar.
Tendo em consideração a meteorologia, o saldo final deste evento é bastante positivo, contando com uma muito boa afluência de público premiando, desta forma, todos aqueles que organizaram e promoveram mais um fim-de-semana dedicado à divulgação das actividades e missão da Força Aérea Portuguesa junto das populações locais e da sociedade civil em geral. De igual forma, também todos os amantes do modelismo estático que se deslocaram ao Aeródromo para apresentar e promover os seus trabalhos, se devem congratular pelo esforço e dedicação a que toda a equipa que organizou e realizou este certame já nos habituou. Evento que, esperamos, se venha a repetir da forma regular constituindo-se num dos principais eventos do calendário Nacional do modelismo estático.

Um profundo agradecimento a Emanuel Alves e à Bigcat modelismo pela forma como abraçou a participação, apesar de singela, do Walkarounds, na “Modelismo em Maceda” ajudando, desta forma, a promover e a divulgar este trabalho. Também aos militares da Esquadra 103 e da Manutenção do Alphajet por toda a sua disponibilidade e forma absolutamente cordial com que respondeu às nossas diversas questões e solicitações.

(As Menções Honrosas Walkarounds no nosso Facebook)

Vídeo Galeria Fotográfica

0 comentários:

Enviar um comentário

Ajude-nos a melhorar este trabalho. Participe!