2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | Índice | Sites | Contacto          RSS Feed Facebook Twitter

domingo, 12 de janeiro de 2014

No âmbito do Centenário da Aviação Militar em Portugal, que este ano se assinala, o Walkarounds recorda, com esta entrada, o Festival Aéreo que se realizou na Base Aérea 5, em Monte Real, por ocasião do 43º Aniversário da Força Aérea Portuguesa.
Decorria então o ano de 1995. Portugal e a Força Aérea Portuguesa estavam agora "dotados com um moderno Sistema de Defesa Aérea, com interceptores de geração mais recente, a par de um avançado sistema de radares e um conjunto de infra-estruturas adequadas" colmatando, desta forma, uma necessidade que desde há muitos anos se fazia sentir nas operações de defesa aérea do Território Nacional.
Não obstante, o Pais atravessava um período de restrições orçamentais - algo que invariavelmente se parece repetir de forma cíclica - que obrigavam a um grande esforço de gestão de meios e de recursos das Forças Armadas Nacionais no geral e, no particular da Força Aérea, impediam a preparação e o treino das tripulações para qualquer outro propósito que não o cumprimento do programa mínimo de qualificações então em curso e os compromissos internacionalmente assumidos a nível militar.
Foi neste contexto adverso que se realizou um dos maiores Festivais Aéreos alusivos a um Aniversário da Força Aérea Portuguesa dos últimos 20 anos, talvez só igualado por ocasião do seu 50º Aniversário/NATO Tiger Meet em 2002. Integrando forças e aeronaves de diversos países, contou com um programa substancialmente preenchido de exibições e demonstrações aéreas realizadas a solo e por patrulhas acrobáticas tão prestigiadas como a "Patrouille de France". No solo cerca de 40 aeronaves integravam uma exposição estática com um número substancialmente variado de aeronaves distintas, algumas delas tão poucas vezes vistas em solo Nacional como o F-111 da USAF ou o Nimrod da RAF.
Recordemos então o dia deste Festival com um filme de cerca de uma hora de duração, acompanhado com o programa em formato digital...

Remetemos os nossos leitores mais interessados para a leitura do artigo alusivo ao 43º Aniversário da FAP e ao Festival Aéreo, publicado no nº.296 de Jul/Ago de 1995 da revista Mais Alto.

Vídeo do Festival Programa do Festival

0 comentários:

Enviar um comentário

Ajude-nos a melhorar este trabalho. Participe!